Busca avançada
Ano de início
Entree


Implicações do polimorfismo Y402H de fator H para a concentração plasmática de proteinas do sistema complemento e do perfil lipídico em pacientes com degeneração da mácula relacionada a idade.

Texto completo
Autor(es):
Aldacilene Souza da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Lourdes Isaac; Márcia Dias Teixeira Carvalho; Luciana Simon Pereira Crott; Francisco Max Damico; Orlando Garcia Ribeiro Filho
Orientador: Lourdes Isaac
Resumo

A Degeneração da Mácula Relacionada a Idade (DMRI) acomete pessoas com mais de 50 anos, comprometendo gravemente a visão. Desde 2005, têm-se sugerido uma correlação entre DMRI e o polimorfismo Y402H do Fator H (FH). Os mecanismos pelos quais a proteína FH participa da etiopatogenia dessa doença têm sido alvo de muitos estudos, desde então. Neste trabalho, investigamos a correlação entre esse polimorfismo e a expressão de proteínas da via alternativa e parâmetros do perfil lipídico de pacientes com DMRI. As concentrações de FH, Fator B, C3 e Proteína C-reativa foram semelhantes entre os grupos controle e paciente. As concentrações de Fator D e os autoanticorpos encontravam-se reduzidos nos pacientes; enquanto Fator I e os demais parâmetros do perfil lipídico estavam aumentados nesses pacientes. A variante Y402 aparentemente aderiu melhor à superfície das leptospiras (superfície ativadora da via alternativa) em relação à variante H402, mas não houve diferença entre as variantes em relação à ligação a células endoteliais (superfície não ativadora). (AU)

Processo FAPESP: 06/53296-0 - Polimorfismo de fator H humano e associação com a degeneração macular associada à idade
Beneficiário:Aldacilene Souza da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado