Busca avançada
Ano de início
Entree


Alterações morfológicas de Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) (Linnaeus, 1758) expostas às águas da represa Billings.

Texto completo
Autor(es):
Karina Fernandes Oliveira Rezende
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Roberto Machado Cunha da Silva; Maria Ines Borella; Idercio Luiz Sinhorini
Orientador: Jose Roberto Machado Cunha da Silva
Resumo

A Represa Billings apresenta águas eutrofizadas em decorrência da grande quantidade de esgoto proveniente da área urbana próxima, e como conseqüência, os peixes podem representar um problema de saúde pública. As brânquias e o fígado tornam-se órgãos alvo para a ação dos poluentes existentes no meio aquático podendo se manifestar em vários níveis de organização biológica. Estas respostas biológicas ao estresse provocado pelos poluentes podem ser utilizadas para identificar sinais iniciais de danos aos peixes e podem ser denominadas biomarcadores. Desse modo, o presente projeto teve como objetivo a análise histológica de brânquias e fígado de Tilápias do Nilo, por meio de mensurações, Índice de Alterações Histológicas e Valor Médio de Avaliação; também foi realizada a análise da freqüência de micronúcleo. Verficou-se que as Tilápias do Nilo apresentam alterações histológicas das brânquias e do fígado classificadas como moderada a grave, além da presença de micronúcleo. Os resultados permitem um melhor monitoramento ambiental e o controle da qualidade dessa espécie. (AU)

Processo FAPESP: 09/06777-1 - Alterações morfológicas de tilápias do nilo (oreochromis niloticus) expostos a àguas eutrofizada da represa billings
Beneficiário:Karina Fernandes Oliveira Rezende
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado