Busca avançada
Ano de início
Entree


Indução de receptor B1 de cininas em vasos sanguineos de ratos hipertensos por infusão de angiotensina II: estudo molecular e funcional.

Texto completo
Autor(es):
Luciana dos Reis Rigueiral Giaquinto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Helena Catelli de Carvalho; Maria Luiza Morais Barreto de Chaves; Ana Paula Couto Davel
Orientador: Maria Helena Catelli de Carvalho
Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar se a infusão de angiotensina II (ANG II) modulava a expressão do receptor B1 (RB1) de cininas em aorta (AO),arteríolas mesentéricas (AM) de ratos Wistar e também verificar a influência do RB1 na pressão arterial e reatividade desses vasos sanguíneos através do agonista de RB1, DABK. Os ratos receberam por 28 dias infusão de ANG II ou de ANG II e antagonista de RB1. O DABK induziu relaxamento dependente de endotélio e NO em anéis de AO de ratos ANG II. A infusão de ANG II causou hipertensão arterial, aumento da expressão de RNAm de RB1 em AO e AM, da expressão protéica de RB1 em AO e disfunção endotelial caracterizada por diminuída resposta á acetilcolina (ACH).O antagonista de B1R não interferiu no desenvolvimento de hipertensão e na disfunção endotelial causada, mas aumentou a sensibilidade da AO à ACH e a expressão de NO Sintase nos ratos ANG II. Esses resultados nos permitem sugerir que a ANG II e cininas podem atuar sinergicamente no desenvolvimento das alterações vasculares observadas nesse modelo de hipertensão arterial. (AU)

Processo FAPESP: 08/52080-0 - Estudo da indução de receptores B1 de cininas em vasos sanguíneos de ratos hipertensos por infusão de Angiotensina II
Beneficiário:Luciana dos Reis Rigueiral Giaquinto
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado