Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos comportamentais e bioquímicos da dieta intermitente na vigência de um estímulo inflamatório no hipocampo de ratos.

Texto completo
Autor(es):
Andréa Rodrigues Vasconcelos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Cristoforo Scavone; Hudson de Sousa Buck; Fernanda Marques da Cunha
Orientador: Cristoforo Scavone
Resumo

A dieta intermitente (DI), quando não causa desnutrição, expõe os organismos a um estresse nutricional moderado que estimula as proteínas de estresse e os mecanismos de defesa do organismo, tornando-o mais resistente a estímulos tóxicos. A DI atua em vias associadas à sobrevivência celular e à inflamação, envolvendo com isso a modulação do NF-<font face=\"Symbol\">kB. Porém, pouco se sabe sobre os mecanismos moleculares associados a estes efeitos, assim como o envolvimento de vias como a do CREB e da WNT, além de sua correlação com a sinalização inflamatória. Este projeto tem como objetivo avaliar os efeitos da DI na cognição e hipocampo de ratos na ausência ou presença de LPS. Os resultados mostraram que a DI melhora o desempenho dos animais nos testes comportamentais labirinto de Barnes e esquiva inibitória. Ainda, a DI induz um aumento de pCREB e da sinalização canônica da WNT e promove o aumento da razão IL-10 / TNF e a diminuição dos níveis de RNAm do Tlr-4, Nosi e Cox-2 no hipocampo. Os dados sugerem que a DI induz um predomínio das vias de sinalização protetoras no SNC de ratos. (AU)

Processo FAPESP: 09/11915-4 - Efeitos comportamentais e bioquímicos da restrição calórica na vigência de um estímulo inflamatório no sistema nervoso central de ratos
Beneficiário:Andrea Rodrigues Vasconcelos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado