Busca avançada
Ano de início
Entree


Ácidos graxos insaturados oléico e linoléico reprimem o gene Slc2a4 via NF-kB e SREBP-1.

Texto completo
Autor(es):
Ana Claudia Poletto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ubiratan Fabres Machado; Karla Fabiana Santana de Melo Cabral Fagundes; Daniela Tomie Furuya; Daniel Giannella Neto; Marisa Passarelli
Orientador: Ubiratan Fabres Machado
Resumo

Aumento nos níveis circulantes de alguns ácidos graxos (AGs) está relacionado com o quadro de resistência à insulina em músculo esquelético. Os mecanismos pelos quais os AGs diminuem a ação da insulina não estão elucidados, entretanto a participação destas biomoléculas no controle do NF-kB, SREBP-1c, HIF-1<font face=\"Symbol\">&#945;, LXR<font face=\"Symbol\">&#945; e PPARg considerados reguladores do Slc2a4, já foi sugerida. O objetivo deste estudo foi investigar a ação dos ácidos graxos, oléico (OFA) e linoléico (LFA), em células musculares L6, na regulação do Slc2a4. Redução no conteúdo protéico e de mRNA GLUT4 foi verificada na presença de ambos AGs. Esta redução foi relacionada com aumento na expressão e na atividade de ligação do NF-kB e diminuição na expressão e na atividade de ligação do SREBP-1 ao gene Slc2a4, na presença de OFA e LFA. Ambos AGs aumentaram a expressão do mRNA de LXR<font face=\"Symbol\">&#945;, PPARg and HIF-1<font face=\"Symbol\">&#945;, todavia apenas na presença de LFA foi detectada uma diminuição na ligação de PPARg ao Slc2a4. Ambos AGs reduzem a expressão do GLUT4 devido modulação da ligação do NF-kB e SREBP-1 ao gene Slc2a4. (AU)

Processo FAPESP: 07/56091-3 - Efeito dos acidos graxos oleico e linoleico na expressao do gene da proteina transportadora de glicose glut4.
Beneficiário:Ana Claudia Poletto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado