Busca avançada
Ano de início
Entree


Ajustes da atividade simpática periférica promovidos pelo treinamento aeróbio em normotensos e hipertensos: efeitos da remoção seletiva dos barorreceptores arteriais.

Texto completo
Autor(es):
Katia Burgi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Lisete Compagno Michelini; Vagner Roberto Antunes; Kátia de Angelis Lobo D'Avila; Maria Tereza Jordão; Silvia Lacchini
Orientador: Lisete Compagno Michelini
Resumo

No presente trabalho investigamos em ratos hipertensos espontâneos (SHR) e seus controles normotensos (WKY) os efeitos do treinamento físico sobre a atividade simpática a diferentes territórios, bem como os efeitos da remoção seletiva dos baroreceptores arteriais sobre a atividade simpática. SHR e WKY foram submetidos à desnervação sino-aórtica (SAD) ou cirurgia fictícia (SHAM) e alocados aos grupos T (50-60% da capacidade máxima, 1 hora/dia, 5 dias/semana) ou mantidos sedentários (S) por 3 meses.Nossos dados demonstraram que as adaptações induzidas pelo T no simpático periférico são tecido-específicos e dependem da linhagem experimental: redução do simpático ao coração e rins de WKY e SHR, com redução da atividade simpática ao músculo esquelético nos WKY treinados, mas aumentado nos SHR treinados, os quais apresentam simultaneamente extenso remodelamento vascular. Nossos dados demonstraram ainda, que as adaptações do simpático induzidas pelo T dependem da integridade dos baroreceptores arteriais. (AU)

Processo FAPESP: 07/53320-1 - Ajustes da atividade simpatica periferica promovidos pelo treinamento fisico em normotensos e hipertensos: efeitos da remocao seletiva dos baroreceptores arteriais.
Beneficiário:Katia Burgi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado