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Evidências de validade do \Inventário de Autoavaliação para Adolescentes\ (YSR/2001) para a população brasileira

Texto completo
Autor(es):
Marina Monzani da Rocha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Edwiges Ferreira de Mattos Silvares; Irai Cristina Boccato Alves; Isabel Altenfelder Santos Bordin; Edna Maria Marturano; Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Orientador: Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Resumo

Compreender os problemas emocionais/comportamentais vivenciados pelos jovens é um desafio para os profissionais da saúde mental. Dentre os modelos de avaliação destas dificuldades, um dos mais utilizados é o de avaliação empiricamente baseada, no qual as síndromes são elaboradas a partir de análises estatísticas que evidenciam a co-ocorrência de problemas com base em levantamentos epidemiológicos. O Sistema Achenbach de Avaliação Empiricamente Baseada (ASEBA) oferece o Youth Self-Report (YSR) como instrumento de autorrelato aplicado em adolescentes. Nesse inventário, os jovens de 11 a 18 anos fornecem informações sobre suas competências e problemas emocionais/comportamentais. Diversos estudos têm sido realizados buscando validar o YSR em diferentes países, visto a importância de se padronizar os procedimentos de avaliação para a cultura na qual vão ser usados. O presente estudo tem como objetivo validar o Inventário de Autoavaliação para Adolescentes, versão brasileira do YSR. Um total de 540 adolescentes encaminhados para atendimento em serviços de saúde mental e 2836 adolescentes não-encaminhados, com idades entre 11 e 18 anos, provenientes de quatro das cinco regiões brasileiras, preencheram o inventário. O nível socioeconômico dos participantes foi calculado utilizando o Critério Brasil. Os resultados indicam adequação do modelo fatorial do instrumento para a população brasileira (RMSEA = 0,032), bons índices de consistência interna e capacidade discriminante das escalas e itens de problemas emocionais/comportamentais. Para as escalas de competências os resultados foram menos expressivos. Diferenças nos escores foram encontradas em função do sexo e idade do adolescente, seguindo o mesmo padrão reportado nos referidos estudos internacionais. Poucas diferenças foram encontradas em função do tipo de escola frequentada, do nível socioeconômico e da região do país. Em conjunto, os resultados confirmam a validade e fidedignidade do YSR para a população brasileira, além de indicarem normas adequadas para o uso do instrumento no país (AU)

Processo FAPESP: 09/10079-8 - Autoavaliação de competências e problemas de comportamento entre adolescentes brasileiros: um estudo de validação do inventário de autoavaliação para jovens (YSR/2001)
Beneficiário:Marina Monzani da Rocha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto