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Propostas de Ações Afirmativas no Brasil: o acesso da população negra ao ensino superior

Texto completo
Autor(es):
Sabrina Moehlecke
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Romualdo Luiz Portela de Oliveira; Antonio Sergio Guimaraes; Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares
Orientador: Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento da discussão de propostas de ações afirmativas voltadas para a população negra no Brasil. Ainda que incipiente, esse debate já suscita diversas polêmicas e leva a questões sobre o que são essas ações, onde existem, o que propõem e por que. A informação corrente no país traz como principal referência a experiência norte-americana, hoje com quase 40 anos, e identifica as ações, fundamentalmente, com o sistema de cotas, como é o caso de alguns projetos de lei que visam a melhoria do acesso da população negra ao ensino superior. Entretanto, à medida que políticas desse tipo vão sendo mais amplamente discutidas e propostas, torna-se necessário um debate mais detalhado definindo seus limites e possibilidades. Através da análise do processo de denúncia, reconhecimento e, principalmente, das formas de combate ao racismo, observa-se que as particularidades da realidade social, política, econômica e racial brasileiras são apreendidas na formulação de ações afirmativas que vão assumindo significados específicos. (AU)

Processo FAPESP: 98/00735-9 - Políticas de ação afirmativa no Brasil: cotas para negros na universidade
Beneficiário:Sabrina Moehlecke
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado