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Da universidade ao mundo do trabalho: um estudo sobre o início da profissionalização de egressos do curso de licenciatura da USP (1994-1995)

Texto completo
Autor(es):
Janine Schultz Enge
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Belmira Amelia de Barros Oliveira Bueno; Bernadete Angelina Gatti; Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Orientador: Belmira Amelia de Barros Oliveira Bueno
Resumo

Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter exploratório e tem como foco o período de transição entre a formação superior e o ingresso no mercado de trabalho de um grupo de egressos do curso de licenciatura da Universidade de São Paulo, formados entre os anos de 1994 e 1995. A investigação teve por objetivo analisar o período inicial de profissionalização, examinando em que medida os licenciados podem ou não escolher entre ser professor ou deixar de sê-lo, buscando oferecer elementos para uma melhor compreensão da profissão docente e de seus profissionais no contexto atual. Os dados foram colhidos por meio de dois instrumentos: a) questionários aplicados junto a todos os licenciados localizados, que permitiram o delineamento do perfil do grupo; b) e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 14 licenciados dentre esses egressos. A teoria sociológica de Pierre Bourdieu favoreceu as interpretações relativas à forma como as escolhas são processadas, constituindo-se como referência central para este trabalho. As análises revelam que, ao contrário do que se poderia supor, a opção por um curso superior não corresponde a uma escolha profissional, pois é resultado de um processo contínuo e complexo no qual estão envolvidos fatores de ordem diversa como, por exemplo, a afinidade com determinada área, a influência do meio social e limitações de ordem financeira. O valor social do diploma superior, sobretudo quando se trata de uma instituição renomada como a Universidade de São Paulo, é visto como uma espécie de salvaguarda contra o desemprego que assombra as sociedades ocidentais contemporâneas. O exame realizado mostra também que, apesar de muitas vezes o encaminhamento para a licenciatura não ser resultado do interesse em exercer a profissão docente, o magistério tem representado uma possibilidade concreta de inserção profissional, antes mesmo da obtenção do diploma, devido à falta de professores, principalmente na rede pública de ensino. Também em relação a outras atividades profissionais, o mercado de trabalho assume importante papel na construção das carreiras profissionais, sendo as oportunidades encontradas determinantes das trajetórias individuais dos egressos. (AU)

Processo FAPESP: 00/06412-9 - Início da profissionalização: um estudo sobre egressos do curso de licenciatura da Universidade de São Paulo
Beneficiário:Janine Schultz Enge
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado