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Análise das atividades educativas de trabalhadores da saúde na atenção básica: concepções de educação no trabalho, levantamento de necessidades, público participante e resultados esperados

Texto completo
Autor(es):
Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marina Peduzzi; Ricardo Burg Ceccim; Maria Helena Trench Ciampone
Orientador: Marina Peduzzi
Resumo

Pesquisa com o objetivo de analisar as atividades educativas de trabalhadores da saúde na atenção básica (AB) quanto às concepções de educação no trabalho, o levantamento de necessidades, o público participante e os resultados esperados. Estudo de abordagem qualitativa com caráter compreensivo e interpretativo realizado em duas unidades básicas de saúde do município de São Paulo, por meio de entrevista semi-estruturada gravada com 36 informantes-chave, representativos de cada categoria profissional inserida nos serviços, incluindo o segmento gerencial e de trabalhadores da saúde. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo temática à luz do quadro teórico: processo de trabalho em saúde, educação continuada (EC), educação permanente em saúde (EPS), trabalho em equipe e concepção de integralidade. Os resultados deste estudo revelam a presença da construção coletiva do saber a partir da realidade de trabalho, o levantamento de necessidades para a educação no trabalho por meio da reflexão sobre as práticas de saúde e a promoção da emancipação dos trabalhadores e usuários como resultados das atividades educativas pertinentes à concepção da EPS que se pretende instituir para a mudança das práticas de saúde e do modelo assistencial biomédico. Contudo, este espaço apresenta tensões à medida que o público participante predominante das ações educativas no trabalho é composto por categorias profissionais específicas que reforçam a fragmentação das práticas de saúde. O levantamento de necessidades também ocorre a partir de demandas externas ao serviço e de dificuldades técnicas e o resultado das ações educativas em curto prazo está centrado na apropriação do saber instrumental para a execução de procedimentos. Assim, os resultados evidenciam uma concepção de educação no trabalho, na AB, constituída pela educação instrumental (EC) e pela educação emancipatória (EPS). A presença da proposta de EPS que toma como referência as necessidades de saúde dos usuários/população, sinaliza um avanço na direção da transformação das práticas de saúde (AU)

Processo FAPESP: 07/50651-7 - Analise dos processos educativos de trabalhos de saude na atencao basica: concepcoes, processo de levantamento de necessidades e resultados esperados.
Beneficiário:Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado