Sentinelas da tradição: sambistas e chorões nas engrenagens da indústria cultural
Sentinelas da tradição: sambistas e chorões nas engrenagens da indústria cultural
No coração dos corais são sempre possíveis as transferências
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Autor(es): |
Dmitri Cerboncini Fernandes
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) |
Data de defesa: | 2010-08-09 |
Membros da banca: |
Sergio Miceli Pessoa de Barros;
Edson Silva de Farias;
Santuza Cambraia Naves;
Fernando Antonio Pinheiro Filho;
Marcelo Siqueira Ridenti
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Orientador: | Sergio Miceli Pessoa de Barros |
Resumo | |
Partindo das disputas intelectuais, simbólicas e materiais que enlaçam os dois gêneros musicais chancelados como identificadores da nação, o samba e o choro, analiso a constituição e a reprodução de um microcosmo artístico possuidor de parâmetros estéticos relativamente autônomos. Percorro um longo período histórico no intento de demonstrar que o adensamento de instituições voltadas ao abrigo da música popular enseja uma contrapartida, a do surgimento de engajados que tratam de separar as produções musicais populares entre as que consideram autênticas das inautênticas, grupamento a que denomino de inteligência da música popular. Coube estabelecer sob que condições, quando e por meio da ação de quais personagens conformouse este microcosmo, espaço que logrou direcionar as apreciações e investidas de todos inseridos na atividade musical popular urbana. (AU) | |
Processo FAPESP: | 06/57175-3 - Sentinelas da tradição: sambistas e chorões nas engrenagens da indústria cultural |
Beneficiário: | Dmitri Cerboncini Fernandes |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado Direto |