Busca avançada
Ano de início
Entree


A inteligência da música popular: a \'autenticidade\' no samba e no choro

Texto completo
Autor(es):
Dmitri Cerboncini Fernandes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sergio Miceli Pessoa de Barros; Edson Silva de Farias; Santuza Cambraia Naves; Fernando Antonio Pinheiro Filho; Marcelo Siqueira Ridenti
Orientador: Sergio Miceli Pessoa de Barros
Resumo

Partindo das disputas intelectuais, simbólicas e materiais que enlaçam os dois gêneros musicais chancelados como identificadores da nação, o samba e o choro, analiso a constituição e a reprodução de um microcosmo artístico possuidor de parâmetros estéticos relativamente autônomos. Percorro um longo período histórico no intento de demonstrar que o adensamento de instituições voltadas ao abrigo da música popular enseja uma contrapartida, a do surgimento de engajados que tratam de separar as produções musicais populares entre as que consideram autênticas das inautênticas, grupamento a que denomino de inteligência da música popular. Coube estabelecer sob que condições, quando e por meio da ação de quais personagens conformouse este microcosmo, espaço que logrou direcionar as apreciações e investidas de todos inseridos na atividade musical popular urbana. (AU)

Processo FAPESP: 06/57175-3 - Sentinelas da tradição: sambistas e chorões nas engrenagens da indústria cultural
Beneficiário:Dmitri Cerboncini Fernandes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto