Busca avançada
Ano de início
Entree


Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil Modernista (1930 - 1945)

Texto completo
Autor(es):
Anderson Ricardo Trevisan
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo Roberto Arruda de Menezes; Jens Michael Baumgarten; Glaucia Kruse Villas Bôas; Lilia Katri Moritz Schwarcz; Marco Aurélio Werle
Orientador: Paulo Roberto Arruda de Menezes
Resumo

O presente trabalho investiga como a obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) foi redescoberta no Brasil nas primeiras décadas do século XX, especialmente entre os anos de 1930 e 1945. Artista de formação neoclássica, Debret viveu no Brasil entre os anos de 1816 e 1831, época em que criou uma infinidade de imagens sobre o país, desde pinturas históricas para a monarquia até pequenas aquarelas contemplando a vida cotidiana. Tendo sido pouco lembrado pelos brasileiros durante o século XIX, Debret seria especialmente valorizado no século XX. Partindo de sua fortuna crítica oitocentista, passando pelos colecionadores e pela crítica modernista, bem como pelo mercado editorial da época (com destaque para a Revista da Semana), o trabalho pretende compreender os eventos mais significativos dessa redescoberta, bem como suas implicações. (AU)

Processo FAPESP: 07/51240-0 - Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta da obra de Debret no Brasil modernista (1930-1945)
Beneficiário:Anderson Ricardo Trevisan
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado