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Estradas interprovinciais no Brasil central: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais (1834-1870)

Texto completo
Autor(es):
Viviane Alves de Morais
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Miriam Dolhnikoff; Vera Lucia Amaral Ferlini; Maria Luiza Ferreira de Oliveira
Orientador: Miriam Dolhnikoff
Resumo

Esta pesquisa analisa o sistema de admnistração imperial e provincial do Brasil entre a Regência e o início da expansão ferroviária (1838-1870) através dos relatórios de ministros do Império e presidentes dastrês províncias centrais: Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Deseja-se demonstrar que as estradas interprovinciais foram um dos meios mais importantes de estabelecer as comunicações durante grande parte do século XIX, enquanto também eram objeto de conflitos entre as três províncias e entre estas e o poder central. Ao mesmo tempo elas serviram de mote à lapidação dos conceitos de representação e interesse nacional dentro da Câmara dos Deputados. No campo do Executivo,o estudo dos orçamentos imperiais permitiu definir o peso destas obras dentro do gasto imperial e sua importância nos projetos de Estado elaborados pelos integrantes da alta política nacional de maneira a desvendar como se deu a construção do Estado Imperial. (AU)

Processo FAPESP: 07/06926-1 - Rotas do Império: estradas interprovinciais e os caminhos da modernização nacional (1838/1870)
Beneficiário:Viviane Alves de Morais
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado