Busca avançada
Ano de início
Entree


Par penitence les cumandet a ferir: a legitimação do combate contra os pagãos na Chanson de Roland e na Chanson de Guillaume

Texto completo
Autor(es):
Lucas Bittencourt Gouveia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Candido da Silva; Neri de Barros Almeida; Carlos Roberto Figueiredo Nogueira
Orientador: Marcelo Candido da Silva
Resumo

A Chanson de Roland, obra construída no século XIX como fundadora da literatura francesa, foi bastante explorada ao longo dos últimos 150 anos, muitas vezes com usos políticos, nem sempre expressos. Apesar de exaustivamente trabalhada pelos estudos literários, são quase inexistentes as investigações históricas sobre o seu conteúdo cristão e suas possíveis relações com a legitimação do combate contra os pagãos. Este trabalho investiga de que forma os pagãos são representados na gestas do final do século XI, e como estas constroem uma alteridade através da religião, da moralidade, da territorialidade, e da etnicidade. Investiga também como os cristãos são representados dentro uma unidade pan-européia, numa sobreposição das noções de império e cristandade, e como sua luta contra os pagãos é legitimada, e mesmo santificada, pelas obras, através do martírio dos seus cavaleiros. (AU)

Processo FAPESP: 07/52468-5 - A legitimacao dos combates contra os pagaos nas cancoes de Roland e Guillaume. A definicao das fronteiras da cristandade e a defesa da sua unidade no contexto da Paz e da Tregua de Deus (1070-1100).
Beneficiário:Lucas Bittencourt Gouveia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado