Busca avançada
Ano de início
Entree


O Brasil e a recriação da questão racial no pós-guerra: um percurso através da história da Fundação Ford

Texto completo
Autor(es):
Wanderson da Silva Chaves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Elizabeth Cancelli; Michael Mcdonald Hall; Maria Helena Pereira Toledo Machado; Robert Sean Purdy; Francisco Carlos Teixeira da Silva
Orientador: Elizabeth Cancelli
Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a constituição de propostas de pesquisas e de narrativas políticas sobre a questão racial no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e, eventualmente, nuançar a emergência nesse debate de uma problemática que se chamará de multicultural. Esta investigação tem convergido, mais especificamente, para a atuação da Fundação Ford nestas décadas, bem como para a observação das redes e conexões intelectuais que se teceram a partir das dinâmicas de enfrentamentos políticos, travados durante a Guerra Fria. O foco da análise e da pesquisa tem sido dirigido para a documentação sobre a Fundação Ford, sobre as políticas governamentais norte-americanas, especialmente as secretas e diplomáticas, e para os materiais relativos à movimentação, e à construção de conexões entre intelectuais, iniciadas na década de 1950 com financiamentos a estudos da questão racial e do Problema Negro. (AU)

Processo FAPESP: 07/59293-6 - O brasil e a recriacao da questao racial no pos-guerra: um percurso atraves da historia da fundacao ford.
Beneficiário:Wanderson da Silva Chaves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado