Busca avançada
Ano de início
Entree


Levantamento arqueológico e etnoarqueologia na aldeia Lalima, Miranda/MS: um estudo sobre a trajetória histórica da ocupação indígena regional

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Bespalez
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fabiola Andrea Silva; Gilson Rodolfo Martins; Eduardo Goes Neves
Orientador: Fabiola Andrea Silva
Resumo

Esta dissertação apresenta os resultados obtidos com a pesquisa de levantamento arqueológico realizado na TI Lalima, uma aldeia de índios Terena localizada no município de Miranda, Pantanal de Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi realizada com o objetivo de contribuir com a História Cultural da ocupação indígena regional, desde o período pré-colonial até o presente. As pesquisas arqueológicas, históricas e etnográficas indicam que a região deve ser entendida como área de mosaico cultural, formado por populações distintas, originárias das áreas adjacentes, desde antes da chegada dos europeus e do início do colonialismo. Os resultados sustentam que a Aldeia Lalima pode ser compreendida como um palimpsesto da História Indígena regional, pois foram detectados sítios e ocorrências arqueológicas constituídos por correlatos materiais relativos à trajetória de ocupação Guarani, da Tradição Pantanal e do contexto etnográfico atual. (AU)

Processo FAPESP: 05/57404-0 - Do passado presente ao passado remoto: arqueologia e historia indige na no rio miranda, estado do mato grosso do sul.
Beneficiário:Eduardo Bespalez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado