Busca avançada
Ano de início
Entree


O retorno do herói - Ronaldo fenômeno no cerne da constituição mítica e do comportamento midiático

Texto completo
Autor(es):
Marcelia Alves Pieper
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Luiz Proenca; Luciano Victor Barros Maluly; Katia Rubio
Orientador: Jose Luiz Proenca
Resumo

O estudo propõe-se a investigar nas mídias a consolidação e a desconstrução do discurso vinculados à questão do mito no esporte, que atinge o imagético humano na medida em que há uma representação simbólica do esportista incorporando o arquétipo do herói. A mesma força que as configurações midiáticas predominantes imprimem na formação do mito também é usada no sentido de decomposição da imagem. O universo do esporte no Brasil, em especial o futebol, alcançou uma espetacularização tal que, em consonância com aspectos econômicos, políticos, sociológicos, psicológicos, permeia o inconsciente coletivo alimentado pelos processos comunicativos das sociedades contemporâneas. Tem-se como objeto de estudo um aspecto específico presente nas mídias o poder de atribuir significação bem como uma outra face em que as mesmas instâncias midiáticas podem sucumbir a um herói, o qual outrora fora sustentado pelas narrativas. No contexto dos rituais de passagem, delineados por Campbell, o retorno de Ronaldo ao futebol brasileiro pretende ser analisado à luz do comportamento midiático com base na observação do noticiário referente ao jogador vinculado pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo mediante o cenário esportivo atual determinado pela carência de heróis. Espera-se, contudo, contribuir para a configuração de quadros conceituais e a compreensão dos discursos da mídia em relação à alimentação/ desconstrução do mito, mediante um reordenamento com as constantes transformações tecnológicas. (AU)

Processo FAPESP: 08/02507-7 - Construção Midiática da Imagem do Mito no Esporte
Beneficiário:Marcélia Alves Pieper
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado