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Museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006: o programa como coadjuvante

Texto completo
Autor(es):
Simone Neiva Loures Gonçalves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rafael Antonio Cunha Perrone; Wilson Edson Jorge; Paulo César Garcez Marins; Silvana Barbosa Rubino; Ruth Verde Zein
Orientador: Rafael Antonio Cunha Perrone
Resumo

Este trabalho consiste em uma investigação aprofundada da arquitetura dos museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006. O período estudado abrange praticamente todas as fases da carreira do arquiteto. Os limites temporais são definidos pelo Palácio das Artes, o primeiro museu criado, e pelo Museu Nacional de Brasília, o último museu construído. Nosso objetivo foi compreender o papel do programa como coadjuvante dentro da metodologia projetual de Niemeyer, a partir da hipótese de que, nos projetos de museus, sua preferência pela definição formal e o desejo de evidenciar os desafios da técnica levaram-no a elaborar parte do programa que criou, justificando assim a volumetria projetada e construída. A investigação possibilitou afirmar que Niemeyer utilizou, durante décadas, nos museus que projetou, um programa arquitetônico simples, e que nos museus de maior escala, que efetivamente construiu Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1991-1996), Museu Oscar Niemeyer (2000-2002) e Museu Nacional de Brasília (1999 2006) acrescentou a esse programa simples atividades que nasceram, fundamentalmente, em razão de questões formais e estruturais. (AU)

Processo FAPESP: 07/54108-6 - Do croqui à obra final: obsessão formal como causa de entraves funcionais nos museus de Oscar Niemeyer projetados de 1954 a 2006
Beneficiário:Simone Neiva Loures Gonçalves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado