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Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto

Texto completo
Autor(es):
Cecília Mattos Mueller
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Anesia Barros Frota; Marcia Peinado Alucci; Mauricio Roriz
Orientador: Anesia Barros Frota
Resumo

A pesquisa intitulada de Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto tem como objeto de estudo o espaço físico onde são realizadas as atividades de ensino e aprendizagem em uma escola. O objetivo final é exemplificar, através de estudos preliminares para um anteprojeto de uma escola pública de 1° grau, o processo metodológico para a elaboração de projetos com qualidade ambiental (térmica, luminosa, acústica, visual e ergonômica). A metodologia da pesquisa compreende: a revisão bibliográfica sobre conforto ambiental em escolas e arquitetura bioclimática; a proposta de etapas que configuram uma metodologia de projeto com enfoque ambiental; os estudos preliminares para um anteprojeto de escola; a verificação do desempenho térmico e luminoso das salas de aula propostas. Essa pesquisa busca mostrar que é possível, dentro da rotina habitual e do exercício profissional dos arquitetos, incorporar a metodologia de projeto aqui apresentada para se alcançar a relação ótima entre forma, estética, racionalidade construtiva, custo, conforto ambiental e eficiência energética. (AU)

Processo FAPESP: 04/11504-0 - Procedimento de medicao para avaliacao do comportamento termico de edificacoes construidas no brasil, sem sistemas ativos de condicionamento.
Beneficiário:Cecília Mattos Mueller
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado