Busca avançada
Ano de início
Entree


Desempenho e competitividade em pequenas e médias empresas: estudo do setor hoteleiro da região central do Estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Gysele Lima Ricci
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Edmundo Escrivao Filho; Cintia Rejane Möller Araújo; Mario Sacomano Neto
Orientador: Edmundo Escrivao Filho
Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a existência de uma orientação do controle do desempenho utilizados nas pequenas e médias empresas hoteleiras e sua adequação aos fatores-chave de competitividade do setor. Essa pesquisa foi realizada na região central do Estado de São Paulo contemplando os circuitos Paulista da Chapada Guarani e Ecocaipira. A pesquisa fundamenta-se no vácuo existente entre a visão estratégica e visão operacional na gestão empresarial, ou seja, a falta de integração entre as diretrizes estratégicas e a operação das empresas. A medição de desempenho é uma atividade que visa melhorar gradativamente a atuação das empresas, fazendo com que elas se mantenham competitivas. O trabalho de campo foi dividido em três fases: a primeira e segunda fase concentrou-se na abordagem quantitativa. A primeira fase teve o propósito de identificar a quantidade de empresas hoteleiras na região central do Estado de São Paulo, considerando o mapeamento da equipe de pesquisadores do GEOPE da EESC - USP. A segunda fase teve o propósito de caracterizar a preocupação com o controle do desempenho e com as medidas de desempenho da organização. A terceira fase concentrou-se na abordagem qualitativa, na qual foi feito um estudo de caso com o propósito de verificar os indicadores utilizados pelas empresas e verificar se estão orientados para a competitividade. Como principal resultado, observou-se que os mecanismos de controle do desempenho são adequados as características do contexto social de cada organização e, como conseqüência, está relacionado à estratégia da empresa. Ainda, concluiu-se que os indicadores de desempenho das grandes e das pequenas empresas hoteleiras são semelhantes, a diferença está na formalização desses indicadores. (AU)

Processo FAPESP: 06/58480-4 - Desempenho e competitividade em pequenas e medias empresas: estudo do setor hoteleiro da regiao central do estado de sao paulo.
Beneficiário:Gysele Lima Ricci
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado