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A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade

Texto completo
Autor(es):
Vinicius Torres Machado
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Fernando Ramos; Renato Ferracini; Silvia Fernandes da Silva Telesi
Orientador: Luiz Fernando Ramos
Resumo

O trabalho apresenta algumas das iniciativas para a retomada da máscara no teatro moderno. No amplo quadro da primeira metade do século XX, escolhemos quatro principais artistas que abordaram esse objeto: Gordon Craig, Meyerhold, Jacques Copeau e Jacques Lecoq. Nestes a máscara não é apenas mais um elemento colocado em cena, mas também um princípio organizador da teatralidade que almejam. Através de seus trabalhos analisamos algumas características da máscara que podem ser reelaboradas no teatro contemporâneo. Em Gordon Craig, abordamos as primeiras proposições dentro do teatro simbolista, além do panorama da máscara no início do século XX; através de Meyerhold, pudemos traçar os elementos grotescos contidos na máscara; com Jacques Copeau, questionamos os conceitos de caráter e de tipo e, através da pedagogia de Jacques Lecoq, pudemos analisar o trabalho da máscara como signo representativo. A partir dos elementos abordados, apontamos uma proposição de trabalho com a máscara que procura aproximá-la do conceito de figura. (AU)

Processo FAPESP: 07/56908-0 - A mascara no teatro moderno: do avesso da tradicao a contemporaneidade
Beneficiário:Vinicius Torres Machado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado