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A crítica viva de Paulo Emilio

Texto completo
Autor(es):
Adilson Inacio Mendes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ismail Norberto Xavier; Francisco Cabral Alambert Junior; Domingos Tadeu Chiarelli; Maria Dora Genis Mourão; Jose Antonio Pasta Junior
Orientador: Ismail Norberto Xavier
Resumo

Recuperar partes da formulação descontínua do projeto de história do cinema brasileiro em Paulo Emilio Salles Gomes é o foco deste trabalho, em que o livro Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (1974) ocupa um lugar central, pois ele marca a configuração de uma concepção da história do cinema no Brasil e aponta para uma inclusão do fenômeno cinematográfico em um contexto mais amplo. Os anos de juventude (1941-1945) ajudam a entender as primeiras formulações que acompanhariam o trabalho do crítico ao longo das décadas. O empenho político e a disposição imaginativa definem esse período, marcado pelos manifestos partidários e pelos experimentos ensaísticos. Por último, destacaremos os escritos no Suplemento Literário d\'O Estado de S. Paulo (1956-1965). Esse conjunto de textos expõe o crítico em ação, aplicando e desenvolvendo suas opiniões ao eleger um determinado panteão artístico, e renovando o debate cinematográfico ao incluí-lo no principal suplemento de cultura do país. (AU)

Processo FAPESP: 08/51744-1 - Gênese e estrutura de "Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte"
Beneficiário:Adilson Inácio Mendes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado