Busca avançada
Ano de início
Entree


Recursos interpretativos funcionais como subsídio metodológico na formação continuada de professores de língua portuguesa das séries iniciais

Texto completo
Autor(es):
Ana Paula Araújo Fonseca
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 133 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências de Bauru.
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil; Sandra Regina Gimeniz-Paschoal
Orientador: Jair Lopes Júnior
Resumo

O Behaviorismo Radical e a Análise do Comportamento têm contribuições a oferecer ao campo da Educação e mais precisamente, à formação de professores. Estudos anteriores sobre práticas educativas no ensino fundamental demosntraram restrições de repertório descritivo dos professores quanto às propriedades das contingências de ensino dispostas durante seu trabalho e dificuldades recorrentes em ter seu comportamento de ensinar conteúdos curriculares sob controle das ações de seus alunos. Este trabalho abjetivou avaliar se repertórios comportamentais que definem a análise e a avaliação funcional de relações entre práticas educativas e medidas de desempenho poderiam se constituir em recursos pedagógicos para professores de 4ª série, no contúdo de Língua Portuguesa. Foram realizados dois estudos com quatro professores (Estudo 1, professores P1 e P2; Estudo 2, professores P3 e P4). Os procedimentos atodatos nos dois estudos constaram de três etapas. Na Etapa 1, ocorreu: a) registro de aulas de Língua Portuguesa ministradas pelos professores sobre duas unidades didáticas (UD1 e UD2); b) exposição dos professores a entrevistas sobre as aulas da UD1, na ausência e na presença do vídeo das mesmas. A Etapa 2 constou da: a) exposição dos professores a modelos de interpretação funcional elaborados pela pesquisadora, com base nos registros das aulas da UD1; b) exposição dos professores à tarefa de elaboração de interpretações funcionais sobre registros das aulas da UD2; c) exposição dos professores à modelos de interpretação funcional dos registros das aulas de UD2 efetuados pela pesquisadora. Na Etapa 3, ocorreu: a) registro audiovisual de novas aulas de Língua Portuguesa (UD3); b) exposição dos professores à tarefa de elaboração de interpretações funcionais destas aulas. A diferença entre os estudos residiu... (AU)

Processo FAPESP: 06/53463-4 - Subsidios metodologicos para o estudo de processos de ensino e de aprendizagem de lingua portuguesa nas series iniciais da educacao basica.
Beneficiário:Ana Paula Araujo Fonseca
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado