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O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova

Texto completo
Autor(es):
Michele Cristine da Cruz Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Alessandra Arce
Resumo

A presente pesquisa expõe de forma crítica o pensamento de Célestin Freinet, especificamente no que diz respeito a sua concepção de homem, sociedade e educação, mostrando que seus ideais apontam para uma concepção de sociedade e de ser humano na qual a defesa e o respeito à individualidade da criança vêm contribuir para mascarar a impotência do capitalismo em realizar o processo de humanização do indivíduo. Demonstramos que apesar de propor a superação do movimento da escola tradicional e da Escola Nova, a sua proposta de educação popular não consegue ir além da crítica radical ao ensino tradicional, aderindo contraditoriamente ao ideário escolanovista. Pontuamos também um descompasso entre a teoria política e a teoria pedagógica presentes na proposta do autor, pois, ao analisarmos a sua concepção de homem e sociedade, deparamo-nos com uma concepção política de cunho marxista. Já ao analisarmos sua concepção de desenvolvimento infantil e ensino-aprendizagem, percebemos continuidades em relação ao movimento escolanovista. Desta forma, podemos inferir que a proposta do autor traz como pano de fundo uma pedagogia difusora dos ideais presentes nas correntes pedagógicas liberal-burguesas. A importância da pesquisa justifica-se pelo significado que a Proposta de Pedagogia Popular de Célestin Freinet representa para a educação, uma vez que a difusão da sua proposta implica determinada concepção de formação do ser humano e de sociedade. A relevância dessa afirmação reside, entre outros, no fato de ela apontar para a necessidade da realização de um estudo do processo histórico-político mais amplo que configure a sociedade no período de sua produção. Consideramos por fim, ser de vital importância resgatar o estudo dos clássicos da educação, tais como Célestin Freinet uma vez que há uma imensa carência de estudos a respeito dos mesmos... (AU)

Processo FAPESP: 07/02132-0 - A centralidade da prática pedagógica do professor na atividade do aluno em Célestin Freinet: continuidade ou rupturas em relação aos ideais do liberalismo e a escola nova?
Beneficiário:Michele Cristine da Cruz Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado