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Análise de testes de proficiência em língua inglesa: subsídios à elaboração de um exame para professores de inglês no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Priscila Petian Anchieta
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Douglas Altamiro Consolo
Resumo

Visto que o papel do professor é relevante para os contextos de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa (LI), torna-se coerente que ele participe dos processos de avaliação não apenas como avaliador, mas também como avaliado, buscando sempre melhorias em sua prática pedagógica. De acordo com Martins (2005), a avaliação do professor é indispensável para o ensino de línguas, além de representar um desafio no trabalho desenvolvido por aprendizes e mestres. Um tipo de instrumento de avaliação utilizado em professores de LI, para verificar seu nível de proficiência na língua estrangeira (LE) com a qual trabalham, são os exames de proficiência. Existem diferentes tipos de exames internacionais que classificam quantitativamente a proficiência de seus avaliados, como, por exemplo, o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o FCE (First Certificate in English). A proposta deste trabalho é a de apresentar resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na UNESP/SJRP, na qual realizamos um levantamento de dados a respeito de testes de proficiência em LI existentes no mercado. Com isso, buscamos contribuir para a elaboração de um exame de proficiência em língua estrangeira, denominado EPPLE – Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira. Além dos testes de proficiência que no trabalho são analisados, compõem também os dados analisados, respostas a questionários aplicados a professores de Licenciatura em Letras, de várias localidades do Brasil, os quais sugerem algumas das crenças desses profissionais sobre avaliação e suas diversas visões a respeito dos testes de proficiência em LE e suas possíveis repercussões. Dessa forma, pudemos verificar e agrupar algumas características dos exames analisados que possivelmente servirão de base para o aprimoramento do EPPLE. Foram sugeridas ideas condizentes ao local de aplicação do exame... (AU)

Processo FAPESP: 08/51949-2 - Análise de testes de proficiência em língua inglesa: subsídios a elaboração de um exame para professores de inglês no inglês
Beneficiário:Priscila Petian Anchieta
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado