Busca avançada
Ano de início
Entree


A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical

Texto completo
Autor(es):
Luciana Elena Sarmento
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo
Data de defesa:
Orientador: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Resumo

Nesta pesquisa foi realizada uma discussão a respeito de música, som, e suas concepções na contemporaneidade, sob a luz de textos de Theodor Adorno, Jacques Attali e Murray Schafer. O posicionamento tomado por tais pensadores evidencia, sob diferentes perspectivas, a necessidade da realização de um trabalho voltado para a escuta atenta e consciente dos sons, com vistas ao desenvolvimento do senso crítico e da criatividade. Diante desta constatação, nesta dissertação teve-se como objetivo investigar se alguns educadores musicais da cidade de São Paulo realizam em suas aulas um trabalho direcionado à escuta, bem como ao desenvolvimento da atenção, concentração, criatividade e senso crítico dos estudantes, aspectos tão necessários à sociedade atual. Nos casos em que isso foi observado, procurou-se conhecer de que forma esse trabalho ocorre. Para esta pesquisa de caráter qualitativo, realizada em sete diferentes instituições, envolvendo nove educadores musicais, utilizou-se o método de observação não participante juntamente com entrevista estruturada. A análise dos dados colhidos permitiu que se percebesse que todos os educadores pesquisados realizavam em suas aulas atividades relacionadas ao desenvolvimento da escuta, atenção e concentração dos estudantes; entretanto, o mesmo não se pode dizer com relação ao desenvolvimento da criatividade e do senso crítico dos alunos. Após essa constatação, realizou-se uma discussão acerca dos dados encontrados, relacionando-os com a bibliografia estudada (AU)

Processo FAPESP: 08/56042-5 - A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical
Beneficiário:Luciana Elena Sarmento
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado