Busca avançada
Ano de início
Entree


História da disciplina Pedagogia nas Escolas Normais do Estado de São Paulo: (1874-1959)

Texto completo
Autor(es):
Thabatha Aline Trevisan
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Marília. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti
Resumo

Visando a contribuir para a história da formação de professores no Brasil e para aspectos ainda pouco explorados da história das disciplinas escolares, desenvolvi pesquisa de doutorado com o objetivo de compreender a história da disciplina Pedagogia no currículo dos cursos de formação de professores das escolas normais do estado de São Paulo, entre 1874 e 1959. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, optei por abordagem histórica do tema, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, por meio de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação de documentos fontes e de análise da configuração textual do documento selecionado como corpus da pesquisa, pelo seu caráter emblemático. Para apresentar o desenvolvimento da disciplina Pedagogia apoiei-me em documentos, tais como: manuais de ensino de Pedagogia, programas, atas, provas, ofícios e outros documentos. O documento emblemático intitulado O futuro da pedagogia é scientifico, publicado em 1914 e escrito por Oscar Thompson, possibilitou compreender a disciplina Pedagogia em dois momentos. O primeiro, de 1874 a 1900, refere-se a primeira vez que essa disciplina aparece no currículo das Escolas Normais do estado de São Paulo até o momento em que se iniciam modificações nesse currículo relativas as novas bases que iriam guiar o desenvolvimento da disciplina, a partir do século XX. O segundo momento se estende de 1900 a 1959 quando, então, a disciplina Pedagogia aparece pela última vez no currículo das Escolas Normais do estado de São Paulo. É nesse segundo momento ainda que a Pedagogia se constitui e se consolida como disciplina. Os resultados dessa pesquisa indicam que, ao longo do tempo, essa disciplina apresentou mudanças e permanências em sua organização e estrutura e no seu conteúdo e ensino... (AU)

Processo FAPESP: 07/08500-1 - História da disciplina pedagogia nas escolas normais do estado de são paulo (1874-1959)
Beneficiário:Thabatha Aline Trevisan
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado