Busca avançada
Ano de início
Entree


A concepção de criança e desenvolvimento infantil e a coleção Biblioteca de Educação: uma análise das obras escritas pelos psicólogos funcionalistas franco-genebrinos e por Lourenço Filho

Texto completo
Autor(es):
Priscila Marília de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Alessandra Arce
Resumo

Esta dissertação busca desvelar e analisar qual concepção de criança e desenvolvimento infantil está presente nas obras publicadas pela Coleção Biblioteca de Educação, escritas pelos psicólogos funcionalistas franco-genebrinos e por Lourenço Filho. As obras a serem, especificamente, investigadas são: Psychologia Experimental, de Henri Piéron; A escola e a psychologia experimental, de Edouard Claparède; Testes para medida do desenvolvimento da inteligência nas crianças, de Alfred Binet e Th. Simon; Introdução ao estudo da escola nova e Testes ABC – para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, ambas de Lourenço Filho. Para tanto, os pressupostos desta pesquisa centram-se no campo da história das idéias pedagógicas (Saviani, 2007). Agregam-se a essas discussões as contribuições de Ginzburg (2006) a respeito do lugar da micro-história e o papel do conceito de circularidade cultural. Partindo das perspectivas propostas por Ginzburg (2006), trabalha-se com o conceito de circularidade cultural. Além disso, parte-se dos pressupostos apontados pela teoria histórico-crítica e, ainda, caminha-se pelo campo da história das idéias pedagógicas no Brasil. Os resultados desta dissertação apontam para a conclusão de que a concepção de criança e desenvolvimento infantil presente nas cinco obras tratadas ao longo desta pesquisa partem do pressuposto de que o educador, para realizar uma educação plenamente verdadeira e eficiente, deve conhecer seu aluno. Este conhecimento é garantido pelas ciências base da biologia e da psicologia, ou seja, o professor deve apropriar-se delas para melhor conhecer seus alunos e garantir a educação desses últimos (AU)

Processo FAPESP: 08/07921-6 - A concepção de criança e de desenvolvimento infantil presente nos livros da série "biblioteca de educação", organizada por lourenço filho.
Beneficiário:Priscila Marília de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado