Busca avançada
Ano de início
Entree


Distribuição e dinâmica populacional dos camarões-rosa, Farfantepenaeus brasiliensis (Latreille, 1817) e F. paulensis (Pérez-Farfante, 1967) e do camarão-branco Litopenaeus schmitti (Burkenroad, 1936) (Decapoda: Dendrobranchiata: Penaeidae) no complexo baía-estuário de Santos-São Vicente, São Paulo, Brasil : subsídios científicos para a averiguação do período ideal de defeso

Texto completo
Autor(es):
Mateus Lopes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Instituto de Biociências de Botucatu.
Data de defesa:
Membros da banca:
Adilson Leão Castilho; Fernando D'Incao; Roberto Munehisa Shimizu
Orientador: Rogério Caetano da Costa
Resumo

O objetivo geral do presente estudo foi estudar a biologia populacional de três espécies-alvo da pesca camaroneira, sendo elas: camarões-rosa Farfantepenaeus brasiliensis e F. paulensis e camarão-branco Litopenaeus schmitti, ao longo do complexo baía-estuário de Santos-São Vicente (SP). Um total de oito pontos de coleta foram pré-determinados, sendo 4 no interior do estuário e 4 na baía abrangendo uma área até os 20 metros de profundidade durante 2 anos (julho de 2008 a junho de 2010). A partir daí, foram averiguados os seguintes objetivos específicos: a abundância e a distribuição espaço-temporal das espécies em questão; a influência dos fatores ambientais (temperatura, salinidade, teor de matéria orgânica e textura do sedimento) em relação à abundância de cada espécie; a estrutura populacional, baseando-se na distribuição dos indivíduos em classes de tamanho; crescimento dos indivíduos, com base na progressão modal para ambos os sexos; a variação diuturna da abundância e do tamanho em relação às fases lunares e as marés, assim como o comportamento de enterramento característico das espécies estudadas em condições laboratoriais. Em ambos os ambientes, a captura dos indivíduos foi efetuada por meio de um barco camaroneiro equipado com uma rede de arrasto de portas. Os fatores abióticos foram coletados mensalmente em todos os pontos de amostragens. A estrutura populacional foi estudada por meio da distribuição de freqüência dos indivíduos em classes de tamanho, razão sexual e recrutamento juvenil, enquanto que o crescimento em tamanho foi estimado para machos e fêmeas por meio do acompanhamento do deslocamento modal, utilizando-se o método de máxima verossimilhança para estimar os parâmetros do modelo de von Bertalanffy (1938). As amostragens referentes à variação diuturna foram realizadas entre fevereiro e março de 2011 em três pontos no ... (AU)

Processo FAPESP: 08/54991-0 - Distribuição e dinâmica populacional dos camarões rosa, farfantepenaus brasiliensis (Latreille, 1817) e f. paulensis (Pérez-Farfante, 1967) e do camarão branco Litopenaeus schmitti (burkenroad, 1936) (decapo..
Beneficiário:Mateus Lopes
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado