Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito do preenchimento e do material restaurador na resistência à fratura e distribuição de tensões de pré-molares superiores fragilizados

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina de Oliveira Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José dos Campos. 105 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia de São José dos Campos
Data de defesa:
Membros da banca:
Rubens Nisie Tango; Lucas Villaça Zogheib
Orientador: Alexandre Luiz Souto Borges; Tathy Aparecida Xavier
Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tipo de preenchimento e material restaurador na distribuição de tensões e resistência à fratura de pré-molares superiores tratados endodonticamente e com cúspides socavadas. Foram selecionados 40 pré-molares superiores humanos hígidos, sendo que 5 foram deixados intactos como controle (Grupo C+) e o restante realizado tratamento endodôntico e socavamento das cúspides. Cinco dentes foram separados para compor o controle negativo (Grupo C-), os demais foram divididos em dois grupos de acordo com o material de preenchimento (cimento de ionômero de vidro e resina composta) e realizados preparos para inlays. Foram então subdivididos em três grupos, sem restauração (PC: preenchimento com ionômero de vidro, PR: preenchimento com resina composta direta), restaurados com resina composta indireta (CS: preenchimento com cimento de iônomero de vidro e RS: preenchimento com resina composta direta) e os restaurados com cerâmica (CE: preenchimento com cimento de ionômero de vidro e RE: preenchimento com resina composta direta). As restaurações foram cimentadas com cimento resinoso dual e armazenadas em água destilada a 37 ºC por 24 h. Cada corpo de prova foi submetido a carga de compressão em máquina de ensaios universal, com velocidade de 1 mm/min. Os dados de resistência à fratura foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey (5%). Os oito grupos formados foram modelados, importados pelo software Ansys 13.0, os volumes de cada geometria convertidos em elementos tetraédricos e submetidos á análise estática estrutural dentro do limite elástico e linear. Os resultados mostraram que a remoção de estrutura dentária afetou significantemente a resistência à fratura. Os menores valores foram... (AU)

Processo FAPESP: 11/04572-3 - Efeito do preenchimento na distribuição de tensões e resistência à fratura de pré-molares superiores fragilizados.
Beneficiário:Ana Carolina de Oliveira Souza
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado