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Estágio supervisionado na formação docente em serviço: do 'aproveitamento' da prática à tentativa de reinventar os professores

Texto completo
Autor(es):
Andréia Lopes Pacheco Vasques
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Flavia Medeiros Sarti
Resumo

A pesquisa focaliza o estágio supervisionado de prática de ensino em programas de formação em nível superior para professores em serviço, que surgem no âmbito do movimento de universitarização docente pós LDBEN (1996). Elegendo como referencial empírico quatro propostas paulistas de formação professores em exercício (PEC - Formação Universitária, Pedagogia Cidadã, PROESF e o curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIVESP), objetivou identificar as concepções de estágio supervisionado presentes nesses cursos voltados para a formação de professores experientes no magistério e que, possivelmente, tenham já estruturado um habitus (BOURDIEU, 2009) ligado à docência. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos relativos aos programas focalizados e de entrevistas semiestruturadas com sujeitos diretamente envolvidos com os estágios supervisionados nesses cursos (tutores, orientadores e coordenadores). A análise do conteúdo (BARDIN, 2009) dos documentos e entrevistas revelou um modelo formativo baseado na perspectiva de formação ao longo da vida, valorizando, portanto, o campo profissional e o trabalho docente como elementos essenciais para o desenvolvimento constante de novos conhecimentos e de competências ligadas à profissão docente. Nos programas focalizados, os estágios supervisionados eram considerados dispositivos para a formação de professores mais flexíveis e capazes de adaptarem-se aos contornos de uma nova profissão docente - cuja configuração encontra-se em curso -, e de gerirem continuamente sua própria formação por meio de uma atitude reflexiva e investigativa diante da prática profissional. A análise dos dados revelou, ainda, que em todos os cursos focalizados houve a consideração e o ‘aproveitamento’ da experiência docente... (AU)

Processo FAPESP: 10/13603-7 - Estágio supervisionado em programas especiais de formação de professores em serviço: o lugar da prática de ensino na formação de professores experientes no magistério
Beneficiário:Andréia Lopes Pacheco Vasques
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado