Busca avançada
Ano de início
Entree


Modo de cultivo e sanitização na pós-colheita de repolho híbrido 'Fuyutoyo'

Texto completo
Autor(es):
Josiane Pereira da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 85 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu)
Data de defesa:
Membros da banca:
Hur Mattiuz; Luciana Manoel de Oliveira
Orientador: Lima Giuseppina Pace Pereira Lima; Goto Rumy
Resumo

O repolho é uma hortaliça que se destaca como fonte de β-caroteno, vitamina C, fornece de vitaminas B1, B2, E e K, além de sais minerais. O mercado de produtos orgânicos vem crescendo muito nos últimos anos, sendo uma ótima alternativa para os pequenos agricultores, já que utiliza menor quantidade de insumos agrícolas e proporcionam alto valor agregado dos produtos, devido à preferência dos consumidores por alimentos mais saudáveis Os compostos clorados são amplamente utilizados como sanitizantes, porém apresentam a desvantagem da formação de subprodutos (organoclorados). Por outro lado, o ozônio é considerado um sanitizante alternativo devido as suas características de instabilidade e não formação de subprodutos. O modo de cultivo, armazenamento, ambiente, assim como o clima influenciam nas qualidades nutricionais dos vegetais. O objetivo do capítulo I foi avaliar a influência de diferentes sistemas de cultivo e água ozonizada durante a pós colheita de repolhos, através da análise de compostos com atividade antioxidante. No segundo capítulo objetivou-se avaliar a influência do tipo de cultivo na produção de repolho e na composição nutricional de repolho. No capítulo I avaliou-se os teores de fenóis totais, flavonóides totais, ácido ascórbico, clorofila total, nitrato, poliaminas e atividade antioxidante; além da presença de pesticida e micro-organismos. As análises foram realizadas nos períodos de 0, 12 e 20 dias de armazenamento em câmara fria e aos 12 dias em câmara fria +4 dias de ambiente e 20 dias em câmara fria +4 dias de ambiente (simulação de comercialização). As características avaliadas no capítulo II foram produção em massa fresca de repolho por unidade de área;ciclo de cultivo; peso da cabeça (PC); diâmetro do caule (DC); índice de formato de cabeça (IFC); o número de... (AU)

Processo FAPESP: 11/16291-9 - Influência do modo de cultivo na pós-colheita de Brassica oleracea var. capitata "Chato de Quintal"
Beneficiário:Josiane Pereira da Silva
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado