Busca avançada
Ano de início
Entree


Qualidade e conservação do morango tratado em pós-colheita com cloreto de cálcio e do armazenamento em atmosfera modificada ativa

Texto completo
Autor(es):
Cíntia de Souza Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Rogério Lopes Vieites
Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade e conservação do morango tratado em pós-colheita com cloreto de cálcio e em armazenamento sob atmosfera modificada. O experimento foi conduzido com morangos (Fragaria x ananassa Duch.) 'Oso Grande', produzidos na cidade de Botucatu-SP e colhidos no estádio de maturação vermelho. O primeiro experimento consistiu da imersão das frutas em diferentes concentrações de CaCl2 durante 2 horas: 0% (testemunha), 1,0 %, 2,0%, 3,0% e 4,0%. Os parâmetros analisados foram: perda de massa fresca, aparência, tempo de vida útil, incidência de doenças, teor de sólidos solúveis, acidez titulável, pH, teor de cálcio, firmeza e análise sensorial. O segundo experimento realizado consistiu no armazenamento das frutas em embalagens de polietileno sob diferentes misturas gasosas: testemunha, vácuo parcial, 5% O2 e 1% CO2; 5% O2 e 3% CO2; 5% O2 e 5O2. Os parâmetros analisados foram: perda de massa fresca, aparência, tempo de vida útil, incidência de doenças, teor de sólidos solúveis, acidez titulável, pH, açúcar redutor e total, vitamina C, firmeza e análise sensorial. Para avaliação da conservação pós-colheita, os frutos foram armazenados a 0°C l 1°C/90l 5% UR por 12 dias e avaliados a cada 2 dias. O delineamento estatístico adotado foi o inteiramente casualizado, comparando-se as médias pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados obtidos no 1° experimento permitem concluir que, apesar da imersão em CaCl2 ter sido eficiente para aumentar o teor de cálcio nas frutas, as diferentes concentrações testadas propiciaram aos morangos maior perda de massa fresca, incidência de doenças, depreciação na aparência, sabor, textura e aroma, diminuindo, portanto a qualidade e vida pós-colheita da fruta... (AU)

Processo FAPESP: 02/05363-0 - Efeito de atmosfera modificada ativa na qualidade e conservacao do morango tratado com cloreto de calcio em pos colheita e armazenamento sob refrigeracao.
Beneficiário:Cintia de Souza Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado