Busca avançada
Ano de início
Entree


Uma pluralidade singular em O selvagem da ópera (1994) de Rubem Fonseca

Texto completo
Autor(es):
Rebeca Alves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Maria Lidia Lichtscheidl Maretti
Resumo

Em O Selvagem da Ópera, Rubem Fonseca (1925-) volta à segunda metade do século XIX com o intuito de vasculhar a vida gloriosa, ainda que cheia de percalços, do compositor Antônio Carlos Gomes, autor de Il Guarany e de outras óperas hoje praticamente esquecidas. Por meio de capítulos curtos, o autor revela desde os bastidores da Corte no Rio de Janeiro e a relação que o músico mantinha com o imperador-mecenas, até suas conquistas no mundo operístico italiano. Nessa obra, Rubem Fonseca investe no hibridismo de gêneros, já que incorpora ao romance a biografia e o argumento cinematográfico, além de nos deslindar os trâmites que envolvem a montagem de uma ópera. O livro é considerado um texto sobre a vida do músico que deve servir de base para um filme de longa-metragem, o que o transforma num romance imagético e, ainda, conta com um narrador que propõe, assim como a metaficção presume, tornar explícitos o ato de produção e as prováveis formas e lugares onde cada ação da narrativa deve acontecer. Além disso, o narrador apresenta um olhar inovador sobre os dados históricos e, com isso, trata de questões relacionadas à construção identitária na arte brasileira. A respeito do romance, portanto, analisamos o jogo de simulacros nele realizado, tendo em vista que o narrador nos prepara armadilhas para nos fazer pensar que estamos diante de um material biográfico, ou mesmo de um roteiro cinematográfico. Concomitante à análise formal, consideramos as implicações temáticas que, de maneira equivalente, propõem discutir, a partir da figura de Carlos Gomes e seu momento histórico, a identidade nacional na contemporaneidade (AU)

Processo FAPESP: 08/51933-9 - A linguagem pos-moderna em o selvagem da opera (1994), de rubem fonseca
Beneficiário:Rebeca Alves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado