Busca avançada
Ano de início
Entree


Etapas do beneficiamento na qualidade física e fisiológica de sementes de milho

Texto completo
Autor(es):
Roberta Leopoldo Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ilha Solteira. 49 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira).
Data de defesa:
Membros da banca:
João Antonio da Costa Andrade; Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre
Orientador: Marco Eustaquio de Sa
Resumo

A semente é um dos principais insumos da agricultura e sua qualidade é um dos fatores primordiais ao estabelecimento de qualquer cultura em campo. O objetivo do trabalho foi verificar a qualidade física e fisiológica de sementes de milho amiláceo e milho doce, após etapas do beneficiamento e a contribuição de cada equipamento na melhoria da qualidade das sementes. Para o milho amiláceo foram coletadas amostras de sementes chatas de dois híbridos, na recepção e após as etapas de secagem, pré-limpeza, limpeza, separação por espessura, mesa gravitacional e sementes prontas para embalagem, mais uma testemunha (colheita e debulha manual). Para o milho doce foram coletadas amostras de sementes das etapas de pré-limpeza e sementes que se encontravam prontas para embalagem. Realizou-se o teste de germinação, análise de pureza, danos mecânicos, primeira contagem, índice de velocidade de germinação, envelhecimento acelerado, teste de tretrazólio, teste de frio, comprimento de raiz primária e de parte aérea, matéria seca de plântulas, emergência da plântula em solo e deterioração controlada. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições, analisando-se cada híbrido separadamente, para o milho amiláceo e oito repetições para o milho doce. O beneficiamento promoveu melhoria na qualidade das sementes de milho amiláceo, sendo que as obtidas após a mesa gravitacional e as prontas para ensaque, foram no conjunto de observações, as que apresentaram melhor qualidade fisiológica. Para o milho doce as sementes prontas para embalagem apresentaram desempenho superior (AU)

Processo FAPESP: 08/50534-3 - Contribuicao de etapas de beneficiamento na qualidade fisiologica de sementes em dois hibridos de milho.
Beneficiário:Roberta Leopoldo Ferreira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado