Busca avançada
Ano de início
Entree


Efetividade da Lei do Bem no estímulo ao investimento em P&D: uma análise com dados em painel

Texto completo
Autor(es):
Edson Shimada
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sérgio Kannebley Júnior; Fernanda de Negri; Sérgio Naruhiko Sakurai
Orientador: Sérgio Kannebley Júnior
Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para literatura empírica que avalia o impacto dos incentivos públicos à pesquisa e desenvolvimento (P&D) com dados de firmas brasileiras. Em particular foi avaliado o impacto da Lei do Bem, instrumento de incentivo fiscal à atividade de pesquisa e desenvolvimento privado. Essa avaliação foi conduzida a partir de estimações de modelos econométricos com microdados de empresas industriais brasileiras. Foi aplicado a técnica de matching e realizadas estimações de modelos empíricos de investimento com dados em painel. O impacto foi avaliado considerando toda amostra de empresas industriais e por intensidade tecnológica, adicionalmente foi analisado o efeito de dosagem. Os resultados trazem evidências que existe impacto positivo no dispêndio em P&D nas firmas, rejeitando a hipótese de crowding-out. (AU)

Processo FAPESP: 11/17021-5 - Efetividade dos instrumentos de estímulo no Investimento em P&D: Uma análise com dados em painel
Beneficiário:Edson Shimada
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado