Busca avançada
Ano de início
Entree


Instrumentos públicos de incentivo às exportações e desempenho de estreantes no mercado internacional

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo Baggi Prieto Alvarez
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sérgio Kannebley Júnior; Naercio Aquino Menezes Filho; Elaine Toldo Pazello
Orientador: Sérgio Kannebley Júnior
Resumo

A compreensão da dinâmica de persistência e evasão da atividade exportadora é fundamental para o desenho de incentivos adequados às firmas estreantes no mercado internacional e encontra respaldo nos modelos da nova teoria do comércio internacional. O propósito deste trabalho é investigar os determinantes do desempenho de firmas industriais brasileiras estreantes no mercado internacional, em termos de probabilidade de sobrevivência e evolução do valor exportado, com especial atenção aos impactos dos instrumentos de apoio Drawback, BNDES Exim e Proex. Para tanto, serão analisadas empresas estreantes no comércio exterior entre os anos de 1998 e 2003, configurando um painel desbalanceado com 8,5 mil firmas. Por meio de análise econométrica para dados em painel e estimação de modelos de duração, verificou-se que a função de sobrevivência e crescimento do valor médio exportado no tempo difere claramente entre firmas que utilizam um dos benefícios e aquelas que não o fazem. Também se pode afirmar que custos irreversíveis de entrada no comércio internacional não sejam desprezíveis entre as firmas industriais analisadas, o que indica que os programas públicos de promoção de exportações devam se concentrar na (i) redução da taxa de abandono das recém-exportadoras e (ii) na minimização dos custos fixos associados aos investimentos para entrada no mercado exportador. (AU)

Processo FAPESP: 11/17018-4 - Impacto dos instrumentos públicos de incentivo à exportação sobre a performance das firmas brasileiras no comércio exterior
Beneficiário:Rodrigo Baggi Prieto Alvarez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado