Busca avançada
Ano de início
Entree


Cristianismo ortodoxo versus cristianismo heterodoxo : uma análise político-religiosa da contenda entre Basílio de Cesaréia e Eunômio de Cízico (séc. IV d.C.)

Autor(es):
Helena Amália Papa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Franca. 142 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Historia, Direito e Serviço Social.
Data de defesa:
Membros da banca:
Gilvan Ventura da Silva; Ana Paula Tavares Magalhães
Orientador: Margarida Maria de Carvalho
Resumo

Durante o século IV d.C. ocorreram muitas discussões teológicas, dentro das quais estava inserida a questão cristológica. As contendas que permearam essa temática buscaram a legitimidade de uma ortodoxia religiosa baseado em suas interpretações sobre a natureza do Verbo, a segunda pessoa da Trindade. Dentre os inúmeros grupos religiosos que discutiram o tema objetivamos, nessa dissertação, compreender as circunstâncias do desenvolvimento da controvérsia ariana a partir do conflito entre o niceno Basílio de Cesareia (329/331-379 d.C.) e o ariano Eunômio de Cízico (335-394 d.C.). Nossa proposta vai além dos aspectos puramente religiosos e teológicos, pois depositamos na análise retórica uma metodologia para encontrar elementos do ideal e da propaganda político-religiosos desses dois bispos cristãos. O embate discursivo representado por seus testemunhos Apologia e Contra Eunômio, respectivamente, nos mostrou que seus autores utilizaram uma estrutura textual semelhante para persuadir seu leitor: dado que corrobora nossa interpretação de que Eunômio e Basílio obtinham a mesma paideia, entretanto aplicavam-na de maneira diferente com o propósito de atender seu ideal de unidade político-religiosa. Dessa forma, propomo-nos analisar tal conflito a partir do embate entre bispos e o poder central e, também, por meio da disputa hierárquica dentro do próprio cristianismo. Nossa proposta insere essa contenda em dois planos: o primeiro pode ser representado pelas relações entre o episcopado e o poder central, no qual percebemos a relação bispo-bispo através das disputas pelo apoio imperial e pelas sedes episcopais; e o segundo plano, mais subjetivo, no qual a contenda está inserida na preocupação da unidade territorial do Império Romano. Esta unidade foi pretendida em meios político-religiosos através de um credo unificado, ou seja, de um ... (AU)