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A inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral: a relação das características dos cuidadores familiares implicadas neste processo

Texto completo
Autor(es):
Carolina Cangemi Gregorutti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Sadao Omote
Resumo

Diante do atual contexto da inclusão e considerando que o cuidador é um dos importantes pilares para viabilizar a entrada e permanência da criança com deficiência na escola, na comunidade e na sociedade em geral, este estudo teve por objetivo avaliar as condições emocionais e psicológicas dos responsáveis de crianças com paralisia cerebral, que podem interferir no processo inclusivo escolar dessas crianças. O estudo foi desenvolvido junto a 18 cuidadores familiares de crianças com paralisia cerebral (PC) e que eram assistidas no Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES) da Universidade Estadual Paulista, na cidade de Marília –SP e que estavam regularmente matriculadas em escolas municipais, estaduais ou particulares. Para a coleta de dados utilizamos a Escala de AutoEstima de Dela Coleta e a forma abreviada do Questionário de Recursos e Estresse (QRS-F). O terceiro e último instrumento utilizado foi um Roteiro de Entrevista composto de 28 perguntas abertas e 13 de alternativas. Por meio de 41 perguntas buscou-se levantar informações sobre: (a) caracterização da criança, (b) fatores relacionados a criança na escola regular, (c) fatores que podem favorecer a inclusão, (d) fatores que podem estar dificultando a inclusão, (e) caracterização do responsável e (f) perfil socioeconômico da família da criança com paralisia cerebral. Foi realizada uma análise individual dos dados do roteiro de entrevista sendo que as respostas às questões de alternativas foram tabuladas para a contagem da frequência e as respostas às questões abertas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Calculados os escores do Questionário de Recursos e Estresse (F-QRS) e da escala de autoestima de Dela Coleta, foi calculado o coeficiente de correlação de Spearman para verificar se havia associação entre o estresse... (AU)

Processo FAPESP: 11/15325-7 - Relação entre características de crianças com paralisia cerebral e de seus responsáveis e a inclusão delas
Beneficiário:Carolina Cangemi Gregorutti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado