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Presença das Heroides de Ovídio no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina Correa Guimarães Neves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcia Maria de Arruda Franco; Alexandre Pinheiro Hasegawa; Sheila Moura Hue
Orientador: Marcia Maria de Arruda Franco
Resumo

A poesia de João Rodriguez de Sá de Meneses e João Rodriguez de Lucena preservadas no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende colocou em evidência a presença da cultura clássica tão constante no imaginário quinhentista português. Esses poetas fizeram traduções de algumas das famosas epístolas de heroínas míticas como Penélope, Enone, Laudâmia e Dido , aos seus amados ausentes. Esse conjunto de cartas é conhecido como Heroides, do poeta romano Ovídio, poeta elegíaco que foi responsável, entre outras coisas, por ter servido de modelo para muito do que se produziu depois na Idade Média e Renascimento. A Imitação e a Tradução eram mecanismos frequentes naquela época e foram usadas com maestria nas traduções desses poetas do Cancioneiro. O porquê da escolha de determinadas cartas e não de todas também é relevante, já que se tratava do momento das navegações e, portanto, necessitava-se acalmar o coração das damas que permaneceram em terras lusitanas à espera de seus amados ausentes. E ainda, propor a elas um modelo de comportamento. (AU)

Processo FAPESP: 10/12413-0 - Presença das Heroides de Ovídio no cancioneiro geral
Beneficiário:Ana Carolina Corrêa Guimarães Neves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado