Busca avançada
Ano de início
Entree


Efetividade de vernizes fotopolimerizáveis experimentais na adesão e formação de biofilme multiespécies e sua associação com a escovação na remoção e recolonização do biofilme de uma resina acrílica para base de prótese

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Emiko Izumida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Araraquara. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Eunice Teresinha Giampaolo
Resumo

Este estudo avaliou dois vernizes experimentais (M e P) em três diferentes concentrações (25, 30 e 35%) na prevenção da adesão e formação de biofilme multiespécies (Candida albicans, Candida glabrata e Streptococcus mutans) e sua associação com a escovação na remoção do biofilme e sua recolonização. Corpos-de-prova lisos e rugosos de uma resina acrílica foram confeccionados e divididos em grupos experimentais, de acordo com o verniz e concentração, além de grupos controle (sem verniz). Metade das amostras foi exposta em saliva (30 minutos). Posteriormente, realizou-se a adesão (90 minutos) ou a formação do biofilme multiespécies (48 horas). Para a avaliação da capacidade de remoção do biofilme aderido, corpos-de-prova contaminados foram escovados (30 segundos) e para a recolonização, além da escovação, as amostras foram incubadas por período adicional de 48 horas. Os micro-organismos remanescentes foram mensurados pelos ensaios de XTT e UFC. Para os testes de adesão e formação do biofilme, os grupos experimentais apresentaram, em geral, menor absorbância comparados com o controle, porém esta diferença não foi significante para a contagem de colônias, exceto para o S. mutans na formação do biofilme. A rugosidade, em geral, não promoveu alteração em qualquer dos testes realizados. A saliva não promoveu alterações na adesão dos micro-organismos, mas alterou a quantidade de biofilme formado. Houve remoção efetiva do biofilme com a escovação e com a recolonização. Conclui-se que os vernizes fotopolimerizáveis experimentais reduziram discretamente a adesão e formação do biofilme. Além disso, a escovação foi efetiva na remoção e recolonização do biofilme multiespécies. (AU)

Processo FAPESP: 10/00545-9 - Efetividade de vernizes fotopolimerizáveis experimentais e da escovação na redução da adesão de biofilme multi espécies em uma resina para base de prótese.
Beneficiário:Fernanda Emiko Izumida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado