Busca avançada
Ano de início
Entree


Resposta do transporte mucociliar, função autonômica e força muscular de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a um treinamento resistido

Texto completo
Autor(es):
Juliana Nicolino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Data de defesa:
Membros da banca:
Dionei Ramos; Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Orientador: Ercy Mara Cipulo Ramos
Resumo

Introdução: Estudos têm descrito o comportamento da VFC após exercício aeróbio, porém há poucos estudos que mostram a resposta da função autonômica após exercício resistido em pacientes com DPOC. Em adição não há informações referentes ao comportamento do transporte mucociliar após o treinamento resistido nestes pacientes. Objetivos: Avaliar a modulação autonômica cardíaca após uma sessão aguda de exercício resistido aplicada em diferentes intensidades em pacientes com DPOC, além de avaliar os efeitos de um treinamento resistido na transportabilidade mucociliar, na modulação autonômica e na força muscular de pacientes com DPOC e de indivíduos saudáveis. Métodos: Pacientes com DPOC foram submetidos à sessão aguda de exercício resistido com intensidade de 60% e 90% de 1RM e avaliados quanto à modulação autonômica pela variabilidade da frequência cardíaca (VFC). Além disso, foram avaliados quanto ao transporte mucociliar pelo teste de tempo de trânsito da sacarina (TTS), à atividade do sistema nervoso autônomo pela VFC e à força muscular periférica, pelo teste de uma repetição máxima (1RM), antes e após quatro, oito e 12 semanas de um protocolo de treinamento resistido. Resultados: Independente da intensidade do exercício as sessões agudas de exercício resistido influenciaram a modulação autonômica quando comparado o período de recuperação com o momento basal... (AU)

Processo FAPESP: 11/15303-3 - Resposta aguda e crônica do transporte mucociliar e da função autonômica de pacientes com DPOC submetidos a um treinamento de força.
Beneficiário:Juliana Nicolino
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado