Busca avançada
Ano de início
Entree


Reconstrução imediata de diferentes defeitos peri-implantares em implantes pós-exodônticos: análise histomorfométrica em cães

Texto completo
Autor(es):
Flávia Priscila Pereira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Araçatuba. 2014-08-27.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba
Data de defesa:
Orientador: Eduardo Hochuli Vieira
Resumo

Objetivo: A proposta deste estudo foi avaliar a regeneração óssea de defeitos criados cirurgicamente e naturais circunferenciais (gap) de implantes pósexodônticos. Materiais e método: Para este estudo foram utilizados 8 cães da raça labrador, nos quais foram instalados implantes imediatos (pós-exodônticos) nos alvéolos dos dentes P2 (2o pré-molar) e M1 (1o molar) inferiores bilaterais. Nos implantes da região dos 2º pré-molares bilaterais foram criados cirurgicamente defeitos peri-implantares vestibulares que foram preenchidos de um lado por osso autógeno – OA e do outro por osso bovino inorgânico Bio-Oss ®- OB. Nos alvéolos correspondentes aos primeiros molares (M1) os implantes foram instalados e os gaps (defeitos naturais) existente entre a tábua óssea vestibular e o implante, foram preenchidos por Bone Ceramic ® - (grupo BC) ou somente coágulo (grupo COA). Todos os sítios cirúrgicos foram posteriormente recobertos por membrana de colágeno reabsorvível (Biogide ®) e mantidos com cicatrizador. Após 4 meses de pós-operatório, os animais foram eutanasiados e os blocos ósseos processados laboratorialmente para análise histomorfométrica. Resultados: Os resultados obtidos nos implantes instalados na região do P2 mostraram que os valores do IS-C foram ligeiramente maior (2.3±0.8mm) no grupo OA, comparado ao grupo OB (1.7± 0.7 mm), enquanto o IS-B dos grupos OA e OB foram respectivamente de 2.7±0.7mm e 2.2±1.0 mm no lado vestibular e de 1.6±0.8mm e 0.8±0.5mm no lado lingual. As médias dos valores de PM-C, PM-B e PM-IS no grupo OA e OB foram respectivamente de 4.3±0.9mm, 4.7±0.9mm, 2.0±1.6mm e 4.3±0.6mm... (AU)

Processo FAPESP: 10/15286-9 - Reconstrução imediata de defeitos peri-implantares em implantes pós-exodônticos. Análise histomorfométrica em cães.
Beneficiário:Flávia Priscila Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado