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Remediação fonológica associada à leitura e escrita em escolares com distúrbio de apredizagem: aplicabilidade do PEAC

Texto completo
Autor(es):
Thaís Freire
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Patricia Abreu Pinheiro Crenitte; Cíntia Alves Salgado Azoni; Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
Orientador: Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Resumo

O distúrbio de aprendizagem (DA) é um transtorno de origem neurobiológica caracterizado por falhas no processamento cognitivo-linguístico, auditivo e visual que prejudicam, principalmente, as habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático. Estudos reforçam a necessidade da intervenção fonoaudiológica dirigida à população com DA. Como alternativa para o tratamento do DA são adotados os programas de remediação fonológica que visam o treino de habilidades metalinguísticas e o ensino da relação letra-som necessários para a aprendizagem do sistema de escrita. A literatura ainda reforça o uso de estratégias não somente fonológicas, mas que envolvam diretamente a leitura e a escrita. Considerando o exposto, o objetivo do presente trabalho foi verificar os efeitos de um programa de remediação fonológica associado à leitura e escrita em escolares com DA e verificar a aplicabilidade dos Potenciais Evocados Auditivos Corticais (PEAC-P1-N1-P2) como indicadores de evolução terapêutica. Foram selecionados 20 escolares na faixa etária de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, diagnosticados com DA por equipe interdisciplinar da FOB-USP. Os participantes foram divididos em 2 grupos: Grupo Experimental (10 escolares) e Grupo Controle (10 escolares). O GE foi submetido ao programa de remediação para comparação com escolares do GC que inicialmente não receberam a intervenção. Foram realizadas avaliações pré e pós a aplicação do programa de remediação para verificar o desempenho cognitivo-linguístico dos participantes nas habilidades do processamento fonológico, leitura (velocidade e compreensão), escrita (palavras, pseudopalavras e produção textual), memória auditiva e visual. As atividades do programa de remediação foram aplicadas em 24 sessões. Os atendimentos foram individuais, realizados 2 vezes por semana, com duração de 50 minutos. Os resultados revelaram que o desempenho cognitivo-linguístico do grupo submetido à intervenção foi estatisticamente superior (p<0,05) ao do grupo não remediado em todas as habilidades avaliadas, exceto na memória visual, cujo grupo não remediado também apresentou evolução. Portanto, observou-se que a remediação fonológica associada à leitura e escrita promoveu resultados significantes nas habilidades do processamento fonológico, memória auditiva, leitura (velocidade e compreensão) e escrita (palavras, pseudopalavras e produção textual). Com relação aos PEAC, constatou-se diferença significante entre os grupos nos valores de latência do componente P1. Considerando que as mudanças no P1 foram observadas somente no grupo submetido à intervenção, pode-se inferir que as mudanças nos valores de latência desse componente foram influenciadas pela remediação. Portanto, verifica-se que o programa de remediação, empregado no presente estudo, promoveu melhoras significantes nas habilidades cognitivo-linguísticas dos escolares com DA, as quais puderam ser monitoradas por meio do componente P1 dos PEAC. (AU)

Processo FAPESP: 12/13562-4 - Programa de remediação em escolares com distúrbio de aprendizagem: aplicabilidade do PEALL
Beneficiário:Thais Freire
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado