Busca avançada
Ano de início
Entree

COMEDOURO PARA RÃS EM BAIAS DE RECRIA

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Samuel Lopes Lima; Claudio Angelo Agostinho
Depositante: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Data do depósito: 23 de agosto de 2004
Registro INPI:
PI0404866-0
Resumo

"COMEDOURO PARA RÃS EM BAIAS DE RECRIA". O presente invento apresenta um comedouro para rãs que possui o propósito de solucionar os inconvenientes apresentados pela técnica atual. O comedouro, consiste basicamente em uma peça única, confeccionada em um material resistente e impermeável (podendo ser este material fibra de vidro, plástico ou qualquer outro que atenda as características mencionadas), de forma que o alimento seja depositado na cavidade bacilar localizada ao centro da face superior. De base suspensa este comedouro serve como abrigo para os animais, os quais têm acesso à parte inferior do comedouro por qualquer dos lados. Entre os apoios do comedouro, colocados no piso molhado, e o plano onde é depositado o alimento, existem dois planos inclinados denominados de 'praias' com a finalidade de evitar que as rãs alcancem o alimento ainda molhadas. Estas características da construção do comedouro em questão possibilitam a manutenção da qualidade da ração e evitam que os animais comprometam a própria sanidade pela ingestão de vezes, urina e outras impurezas. Por estes meios fica reduzida à susceptibilidade a enfermidades, sendo menor as mortes dos animais antes de atingirem a fase adulta e conseqüentemente é assegurada à obtenção de uma maior qualidade das rãs para o abate.


Processo FAPESP: 03/09634-0 - Registro de patente (Modelo de Utilidade): comedouro/abrigo para rãs em recria (ou cocho/abrigo)
Beneficiário:Claudio Angelo Agostinho
Pesquisador responsável:Claudio Angelo Agostinho
Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI/Nuplitec)