Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

MÉTODO PARA CLASSIFICAÇÃO DE BEBIDAS DESTILADAS QUANTO A SEU PROCESSO DE DESTILAÇÃO E DISPOSITIVO COMPREENDENDO TAL MÉTODO

EscritórioINPI
Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Douglas Wagner Franco; Roni Vicente Reche
Depositante:Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP).
Ano: 2007
Número do Pedido:PI 0704923-4
IPC: C12G 3/10 G01N 33/14
Resumo

MÉTODO PARA CLASSIFICAÇÃO DE BEBIDAS DESTILADAS QUANTO A SEU PROCESSO DE DESTILAÇÃO E DISPOSITIVO COMPREENDENDO TAL MÉTODO. A presente invenção consiste em um método baseado na análise discriminante capaz de classificar, por meio de descritores químicos pré-definidos, o processo de destilação empregado na produção de uma determinada bebida. Em especial, o método da presente invenção é capaz de diferenciar se uma determinada aguardente de cana foi produzida em um alambique de cobre ou em uma coluna de aço inoxidável, empregando-se análise discriminante linear nos resultados analíticos obtidos. Esta distinção é de interesse industrial com um grande apelo comercial devido à existência de uma longa discussão sobre a qualidade do produto em função do processo de destilação.


Processo FAPESP: 04/11525-8 - Tipificacao das aguardentes do estado de sao paulo utilizando analise multivariada (quimiometria).
Beneficiário:Roni Vicente Reche
Pesquisador responsável:Douglas Wagner Franco
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado