Busca avançada
Ano de início
Entree

Douglas Galante

CV Lattes ORCID


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel pelo Curso de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo (2003), doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) em 2009 e pós-doutor pelo mesmo instituto (2012). Foi coordenador do Grupo Carnaúba do Sirius/CNPEM (até 2023), sendo responsável pelo desenvolvimento, comissionamento e operação da linha de luz de nanofoco do acelerador. Atualmente é professor doutor da cadeira de Geobiologia do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Trabalha nas áreas de Geobiologia, Astrobiologia e Ciências Planetárias. É também pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia, NAP-Astrobio (IAG/USP) e tem experiência no estudo dos efeitos da radiação sobre sistemas químicos e biológicos, da micro à macro escala. Utiliza ferramentas teóricas, experimentais e de trabalho em campo para o estudo da interação da vida com seu ambiente, de maneira a extrapolar para outros planetas a informação da vida atual em regiões extremas da Terra, e da vida pretérita, do registro fóssil. Usando técnicas analíticas avançadas, está contribuindo para o desenvolvimento do novo e crescente campo da nanopaleontologia e da geomicrobiologia. Trabalha também com o fenômeno da origem da vida, sua adaptação às superfícies planetárias e a habitabilidade do Sistema Solar, inclusive utilizando plataformas espaciais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Carnaúba, un supermicroscopio de rayos X 
Carnaúba, um supermicroscópio de raios X 
Como enxergar as primeiras formas de vida 
Divulgadores de ciência fortalecem redes e diversificam atuação 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/06/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A Vida Caiu do Céu? - 1º Bloco


Publicado em 25 de abril de 2015 - SP Pesquisa - A Vida Caiu do Céu? - 1º Bloco. A origem da vida sempre intrigou o ser humano. Estudos recentes – desenvolvidos no Brasil e no mundo – convergem para a hipótese de que a vida caiu do céu. O programa SP Pesquisa conta a atuação de cientistas brasileiros na tentativa de desvendar esse mistério. São físicos e astrofísicos que dedicam horas de observação, experimentos e estudos na busca dessa resposta. O programa também aborda o estudo da paleontologia que tenta descrever a evolução da vida na Terra.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: