Busca avançada
Ano de início
Entree

José Álvaro Moisés

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Estudos Avançados (IEA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

José Álvaro Moisés é cientista político, graduado em Ciências Sociais pela USP (1970), mestre em Política e Governo pela Universidade de Essex (1972) e doutor em Ciência Política pela USP (1978). Foi professor visitante do Centro Latino-americano da Universidade de Oxford (1991/92) e atualmente é Professor Sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP, Coordenador do Grupo de Pesquisa da Qualidade da Democracia do mesmo e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP, do qual foi diretor (1995/2017). Foi membro do Comitê Executivo do Conselho Internacional de Ciências Sociais - ISSC (2013-2016); membro do Comitê Executivo da Associação Internacional de Ciência Política - IPSA (2011-2015); Vice-Chefe do Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP (1989-1990); Coordenador do Curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP (2004/2006); Presidente do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea CEDEC (1987-1991); Coordenador Científico do Núcleo de Pesquisas de Relações Internacionais e Política Comparada/USP (1992-1994). Foi Secretário de Apoio à Cultura (1995-1998) e Secretário de Audiovisual (1999-2002) do Ministério da Cultura e coordenou a pesquisa ?Cultura e Democracia? (1998/2002) realizada pelo Ministério e a Universidade de Maryland com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Foi comentarista do Jornal da Cultura (2016-2019). É autor de vários livros, entre os quais, A CRISE DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E O NEOPOPULISMO NO BRASIL (konrad Adenauer, 2020); CRISES DA DEMOCRACIA O PAPEL DO CONGRESSO, DOS DEPUTADOS E DOS PARTIDOS (Appris, 2019); BULDING DEMOCRACIES CHALLENGES, CRISES AND RESPONSE TO RULE OF LAW, ACCESS TO JUSTICE AND POLITICAL REPRESENTATION (Global South Press, 2018), A DESCONFIANÇA POLÍTICA E OS SEUS IMPACTOS NA QUALIDADE DA DEMOCRACIA (Edusp. 2013) e DEMOCRACIA E DESCONFIANÇA POR QUE OS CIDADÃOS DESCONFIAM DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS (Edusp, 2010). É colunista da Rádio USP e Consultor do Projeto IDL - Índice de Democracia Local, do Instituto Sivis, de Curitiba. Atualmente pesquisa o papel do Sistema de Integridade no combate à corrupção e a emergência do neopopulismo no Brasil. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Fê-lo porque quis o quê? 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Tecnologia, Informação e Expressão na Percepção das Instituições Republicanas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/01/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: