Busca avançada
Ano de início
Entree

Claudia Maria Bauzer Medeiros

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação (IC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor titular da UNICAMP, graduação em Engenharia Elétrica (1976) e mestrado em Informática (1979), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Computer Science - University of Waterloo (1985), posdoutorado no INRIA, Franca (1990) e livre docencia em Bancos de Dados (UNICAMP, 1992). Membro da Cooordenação de Área de Ciência e Engenharia de Computação da FAPESP (2004-2014), da Coordenação Adjunta da FAPESP, para o programa eScience e Data Science (2014-) e do Comitê Assessor de Computação do CNPq (2013-2016). Foi coordenadora do Comitê Assessor de Computação do CNPq (2001-2002); na CAPES, foi vice-coordenadora do Comitê de Computação (1998-2000), e membro do mesmo Comite (2008-2010). Desenvolve pesquisas em gerenciamento de dados científicos, em particular desafios associados à heterogeneidade, volume e complexidade desses dados, para vários tipos de aplicações multidisciplinares do mundo real, em particular em biodiversidade e planejamento agro-ambiental. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computacao (2003-2007). Recebeu o premio Newton Faller (SBC) , o premio Change Agent (ACM e Anita Borg Institute) e por 4 vezes o Premio de Excelencia Academica Zeferino Vaz (UNICAMP - 1997, 2001, 2009 e 2021). Em 2007, outorgada Doctor Honoris Causa pela Universidad Antenor Orrego, Trujillo, Peru e em 2008 admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico, como comendadora. Em 2012, tornou-se ACM Distinguished Speaker. Em 2013, recebeu o premio Reconhecimento Docente pela Dedicacao ao Ensino (UNICAMP - associado a toda a carreira). Em 2015,outorgada Dr. Honoris Causa pela Universite Paris Dauphine,. França. Membro do Council da Research Data Alliance (2018-2020) e do Conselho da Association of Computing Machinery (2018-2020). Em 2018, recebeu o Premio de Merito LatinoAmericano em Informatica, outorgado pelo CLEI (Centro de Estudios LatinoAmericanos en Informatica). Tambem em 2018, eleita para a Academia Brasileira de Ciencias. Em 2020, tornou-se membro do Conselho Cientifico da WDS (World Data System), Em 2021, eleita Fellow da World Academy of Sciences (TWAS) (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Convergência virtual 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica 
Reunião de Esclarecimento da Nova Chamada eScience 2022 
Data Science for Social Good 
Second Latin America and Caribbean Scientific Data Management Workshop 
Open Data Under the COVID-19 Pandemic 
Inovação digital ajuda a conter crescimento exponencial dos gastos com saúde 
Startups são fundamentais para inovação na agropecuária 
Big data pode gerar benefícios políticos, sociais e econômicos 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Big data e machine learning


Publicado em 29 de abril de 2019 - Agência FAPESP. Os dados têm valor e, se bem explorados, podem gerar benefícios políticos, sociais e econômicos. Mas, se por um lado há uma infinidade de dados disponíveis para serem coletados e trabalhados, por outro há uma imensa demanda reprimida no Brasil por profissionais da área de computação. A avaliação foi feita no dia 22 de abril, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), por pesquisadores participantes do segundo evento do Ciclo de Palestras ILP-FAPESP 2019, que teve como tema Big data e Machine learning. O ciclo é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a FAPESP.

COVID-19 Data Sharing/BR | Banco de dados compartilhados FAPESP


Publicado em 30 de junho de 2020 - Agência FAPESP. Pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa de todo o país passam a ter acesso ao COVID-19 Data Sharing/BR, o primeiro repositório do país com dados demográficos e exames clínicos e laboratoriais anonimizados de pacientes que fizeram testes para COVID-19 em unidades laboratoriais e hospitais do Estado de São Paulo.

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CARVALHO, Lucas Augusto Montalvão Costa. Reproducibility and reuse of experiments in eScience: workflows, ontologies and scripts = Reprodutibilidade e reuso de experimentos em eScience: workflows, ontologias e scripts. Tese (Doutorado) -  Instituto de Computação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Campinas, SP.  (14/23861-4

SANTO, Jacqueline Midlej Do Espírito. Especificação e detecção de padrões complexos de variáveis ambientais em aplicações de biodiversidade. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Computação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Campinas, SP.  (13/02269-7

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: