Busca avançada
Ano de início
Entree

Alex Eduardo de Bernardini

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação (1998), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Física pela Unicamp, com estudos parciais de um ano (2003) na Università Del Salento/Università Degli Studi Di Lecce, (Lecce) Itália, pós-doutoramento Fapesp no IFGW/Unicamp (2005-2008), com um período (2007) de Pós-Doutoramento no IST, (Lisboa) Portugal. Desde 2008 é Professor (Associado Nível IV, atualmente), Pesquisador, Orientador (Pós-Graduação) no Departamento de Física na Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR. Foi Pesquisador Visitante na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, em 2012 e 2017. É revisor de mais de 25 Periódicos Internacionais. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Mecânica Quântica Relativística, Teoria de Campos e Cosmologia, com produção científica concentrada nos seguintes temas: equação e campos de Dirac e espinores (Dirac-like systems), mecânica quântica não-comutativa no espaço de fases, cosmologia (neutrinos e energia escura), oscilações quânticas, invariância de Lorentz generalizada, e defeitos topológicos. Possui mais de 30 trabalhos (Web of Science) como único autor e mais de 40 trabalhos em dupla co-autoria (~25 deles com seus (ex)estudantes de mestrado e doutorado). Em 2010 criou, e hoje coordena o Grupo de Simetrias, Cosmologia e Astropartículas do DF-UFSCAR, através do que tem colaborações científicas com a Universidade do Porto (Portugal), Universidade de Salerno (Itália), Max Planck Institute - Erlangen (Alemanha) e UFABC (Brasil), entre outras. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: